top of page
Foto do escritorSimone Gallo

Efeito Fantástico e Lei Larissa Manoela



Durante a semana, um evento específico chamou a atenção em todas as esferas da sociedade. De maneira notável, essa situação impactou quase todos os brasileiros, seja através da televisão aberta, redes sociais, discussões profissionais ou interações pessoais. Embora o tema já estivesse sendo debatido nas redes sociais há meses, com debates ocorrendo aqui e ali, a questão ganhou destaque com uma reportagem abrangente no último domingo, apresentando entrevistas e detalhes relacionados ao caso da atriz Larissa Manoela, seu patrimônio e seus pais. Essa matéria teve tanta relevância que se destacou como um dos programas de maior audiência da TV Globo nos últimos tempos.

Mas como isso se relaciona com o início deste artigo?

O fato de um acontecimento receber tamanha repercussão e mobilizar o público para buscar soluções e prevenir incidentes semelhantes com outras pessoas exerce pressão sobre os legisladores. No caso em questão, o foco é a proteção de jovens e crianças, bem como as remunerações recebidas por eles durante a infância e a proteção patrimonial de jovens e adolescentes.

Consequentemente, uma série de projetos relacionados ao caso 'Larissa Manoela' foi protocolada. Obviamente, projetos de lei não devem ser elaborados para regular a esfera privada. Contudo, se esses projetos estão sendo apresentados por legisladores, é porque os direitos discutidos ali não estão plenamente regulamentados pelas normas vigentes. Não pretendemos aprofundar-nos nos detalhes dos projetos aqui apresentados, nem sequer da relação individual da família da artista em questão, mas sim destacar a importância dos operadores do direito e do negócio de monitorarem situações não rotineiras como essas.

Afinal, ao contrário do que falamos no início, este é um assunto que inicialmente não dizia respeito a todas as pessoas e relações; originalmente, era uma questão familiar envolvendo uma pessoa famosa e sua família. No entanto, quando a discussão se expandiu, tornando-se pública, e demonstrando que outras crianças e adolescentes também poderiam passar por situações semelhantes, mas não regulamentadas, tornou-se essencial adotar uma perspectiva mais ampla sobre o tema a fim de proteger os direitos envolvidos.

E qual a conclusão que tiramos?

Os temas em destaque na mídia frequentemente levam à criação de conteúdo normativo ou regulatório, o que realça a importância de estar atento e de possuir ferramentas para a defesa de interesses legítimos. Isso é possível através do monitoramento de assuntos relevantes e materiais, permitindo a antecipação de riscos, regulamentações e tendências.

Agora você pode estar se questionando: "Mas esse tema não tem relação com o meu negócio..." No entanto, imagine se estivesse relacionado: você estaria preparado para adequar seu negócio, saberia como agir e implantar adaptações imediatas? Nosso objetivo aqui é enfatizar a relevância desse preparo e deste olhar.


Como profissionais desta área reforçamos que todas as empresas se mantenham atentas às questões sociais e aos impactos na sociedade e tenham sempre uma visão de perspectiva estratégica sobre situações emergentes e regulamentações que afetem de alguma forma grupos significativos da população, provocando uma resposta emocional, pode impactar substancialmente o seu funcionamento e as atividades que você realiza atualmente.


Vale lembrar que isso se traduz em vantagem competitiva. Ao compreender os temas centrais do seu negócio, as influências externas que podem gerar algum impacto, seja positivo ou negativo, você estará preparado para se antecipar às demandas obrigatórias de mercado, desenvolver soluções proativas e se destacar em relação aos concorrentes.






Kommentare


bottom of page